Para muitas mulheres, o inverno pode ser uma das piores épocas do ano, afinal, não rola tomar aquele solzinho na praia, reforçar a marquinha do biquíni e curtir os barzinhos e passeios usando um shortinho confortável e uma regatinha. Essa época do ano, principalmente no sul e sudeste do Brasil, é marcada por muitos casacos, cachecóis, luvas, ou seja, quanto mais roupa melhor.
Mas não é só no sentido de roupas, conforto e sol que o inverno é uma das estações do ano que não atraem muitos corações. No inverno, seja por conta da mudança de temperatura, queda da umidade do ar e/ou ventos frios, os cuidados com a pele devem ser redobrados a fim de não prejudicar a aparência e garantir que passemos por essa estação sem muitos prejuízos estéticos e físicos.
Pensando nisso, trazemos aqui alguns cuidados com a pele que você, mulher, deve ter durante o inverno para garantir que nada afete a saúde da derme, já que ela está ainda mais sensível ao vento e ao frio.
Cuidados com a pele no inverno
Escolha um bom hidratante
Por ser uma época que tende a ressecar muito a pele por conta dos banhos mais quentes e a exposição ao frio e vento, é muito importante ter um bom hidratante para o corpo e para o rosto. Se a sua pele tende a ser mais seca, pensar no hidratante já é um costume, mas no inverno é importante intensificar essa utilização para garantir uma hidratação mais prolongada.
Usar um hidratante específico para o corpo e outro específico para rosto e mãos é muito importante. Como o rosto e mãos tendem a ficar mais tempo em exposição à temperatura, a pele dessas regiões necessitam ainda mais de cuidados e produtos específicos podem ajudar muito mais na hidratação.
Use hidratante labial
Durante o verão, são poucas as mulheres que procuram usar hidratantes labial, visto que os lábios tendem a ficar mais sensíveis e ressecados no inverno, provocando rachaduras e muitas vezes chegando a criar cortes e machucados por conta do frio.
Por se te tratar de uma das peles mais sensíveis que está em exposição direta ao clima, ter um bom hidratante labial é uma necessidade e se faz preciso aplicá-lo e reaplicá-lo ao longo do dia várias vezes, garantindo assim a redução no ressecamento e evitando que se crie machucados na boca.
Use protetor solar
Parece absurdo sugerir o uso de protetor solar numa época que é marcada por dias mais frios e nublados, mesmo assim, essa dica é de ouro na hora de cuidar da sua pele para evitar que ela fique ressecada e saia prejudicada nesse inverno.
Mesmo sem sol aparente no céu por se encontrar coberto pelas nuvens e neblina, os efeitos dos raios UVA e UVB continuam incidindo sobre sua pele, podendo vir a causar queimaduras e até mesmo câncer de pele e esse descuido no inverno pode trazer graves consequências.
Por conta disso, seja no inverno ou no verão, o protetor solar é um item básico que não pode ficar de fora de toda nécessaire feminina. Diariamente, sempre que for sair, lembre-se de passar protetor solar em todas as partes do seu corpo que vão ficar mais expostas.
Tome 2L de água
O que mais falamos nesse artigo é de hidratação, a coisa mais importante de todas para manter a pele bem cuidada no inverno. Mas hidratação não diz respeito somente a parte externa do corpo, mas também ao cuidado com a parte interna dele.
Como no inverno temos tendência a tomar menos líquidos porque não suamos e não há aquela necessidade de se manter hidratada, muitas vezes podemos até esquecer de tomar água durante o dia e isso vai prejudicar e muito a sua pele.
Para isso não acontecer, é importante tomar pelo menos 2 litros de água por dia e se, para você, é um pouco mais difícil por conta da temperatura, investir em chás quentinhos que vão te manter hidratada e ainda garantir a sua ingestão mínima necessária de líquidos é uma ótima ideia.
BÔNUS: O que prejudica sua pele no inverno
Banhos muito quentes
Sim, todo mundo gosta de tomar um banho bem quentinho no inverno, seja pra conseguir se esquentar ou só porque a sensação de conforto da água quente passando pelo corpo é uma das melhores dessa época, porém, esse banho muito quente pode estar diretamente afetando a sua pele.
Banhos muito quentes e longos tendem a reduzir a hidratação natural da pele, tornando-a muito mais ressecada. Essa barreira protetora da pele é responsável por agir diretamente contra fatores externos da temperatura, então, reduzir essa capa de proteção torna a pele muito mais sensível e apta a descascar e ter mais marcas do tempo, como acnes e rugas.
–
Com essas dicas, você já sabe e muito bem como cuidar da pele nesse inverno, garantindo que ela mantenha a maciez e brilho, mesmo que o vento e o frio na sua região sejam muito fortes.
Se tiver alguma dúvida em relação a outros cuidados para garantir a sua saúde nessa estação tão fria, deixe aí nos comentários que voltamos em breve com mais dicas!
Comentários encerrados.