Todo mundo já está cansando de saber do quanto ler pelo menos 10 páginas de um livro por dia pode mudar a sua vida, estimulando a criatividade, melhorando o funcionamento do cérebro e criando um senso crítico e empático para com o mundo.
Sim, as vantagens são infinitas, assim como as histórias a serem contadas e lidas.
Pensando nesse hábito que às vezes pode não ser tão fácil adquirirmos por conta da vida corrida e das redes sociais, separamos aqui 5 livros que toda mulher deveria ler!
O conto da aia, de Margaret Atwood
Mulheres que servem somente para gerar filhos para casais inférteis da elite. Pode parecer um absurdo, mas nesse universo distópico criado por Atwood percebemos a relação entre a dominação patriarcal e militarizada da elite e o controle dos corpos das mulheres que serviram somente para procriação.
A cor púrpura, de Alice Walker
Muitas já devem conhecer essa história do filme homônimo dirigido por x. Cartas escritas por Celie para a irmã e para Deus retratam as dificuldades vividas por ela, abusada pelo pai e obrigada a casar aos 14 anos, trazendo luz às relações de poder e os abusos decorrentes.
Histórias de ninar para garotas rebeldes, de Elena Favilli e Francesca Cavallo
Ideal para quem tem filhos, pois esse livro infantil conta a história de mulheres importantes para a sociedade com uma linguagem simples e ilustrada. São cientistas, professoras e mulheres que ensinam que toda mulher pode ser grande o quanto quiser.
Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Capa do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Editora Ática.
Esse é daqueles livros que doem na alma, mas que mostram a vida de uma mulher forte que faz de tudo para dar aos filhos uma vida ao mínimo confortável, mesmo negra, pobre, favelada e solteira. Um livro de reflexão sobre privilégios e, mais importante, que ensina empatia.
A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch
Um livro que te mostra que na história da Segunda Guerra Mundial também houveram muitas mulheres que protagonizaram feitos heroicos. Através do relato de sobreviventes, todas elas lutaram pela USS e trazem um relato mais sensível sobre a guerra.
–
Esses são alguns dos livros escritos por mulheres muito importantes para que toda mulher possa entender um pouquinho mais do universo que está inserida e, por que não, se inspirar e empoderar?!